Pró-Licenciatura em humanidades


Pragmática Linguística

Ano 2009/2010

Com Montse Souto

Correio-e: montserrat.souto@usc.es

1. ELEMENTOS FUNCIONAIS DA COMUNICAÇÃO

1. ELEMENTOS FUNCIONAIS DA COMUNICAÇÃO

Enunciação = a produção dum enunciado. Enunciado = todo o que uma pessoa diz antes de que o receptor ou receptores contestem no seu turno. Isso é, tudo o que uma pessoa diz no seu turno de fala durante uma conversa. Também pode ser uma exposição que não espera resposta por parte do receptor.

Significado = informação codificada na expressão linguística (relação entre significante e significado). Significado pragmático = explicação do significado dependendo do contexto de uso (relação entre significante, significado e intenção do falante).

Emissor = tem uma intenção, uma finalidade, de alcançar transmitir determinada informação ao destinatário. Destinatário = tem a missão receber a informação para a descodificar e interpretar a intenção do emissor.

Contexto físico da comunicação = é o cenário onde tem lugar a conversa.

Relação social =Intervêm fatores psicológicos e sociais. O emissor constrói o enunciado à medida do destinatário e acha-se influenciado pela relação que há entre ambos (pré-suposições sócio-culturais, negociação de significados, etc..).

2. ATOS DE FALA:

a) Indiretos: Poderias passar-me o lápis? Gostaria de que viesses comigo. Exprimem-se mediante orações ambíguas, impessoais ou rodeia com verbos como “poderias”.

b) Direitos: Dá-me o lápis. Vem comigo. Não tem lugar a ambiguidade.

2.1. Atos compromissivos: Eu ordenarei a habitação. Prometo levar-te ao cinema. O falante compromete-se a fazer algo no futuro.

2.2. Atos expressivos: Quero-te muito. Bem especificam um estado de cousas, bem o emissor manifesta um sentimento

2.3. Atos declarativos: Fica inaugurado este museu. Em pressente do indicativo. O emissor quer fazer o que diz.

2.4. Atos interrogativos: Poderás vir ao meu aniversário? Tens ora. O destinatário tem de responder algo. O emissor deseja saber a resposta que se pergunta.

2.5 Atos assertivos: Esqueci-me da cita. Te insulto. Simplesmente descreve, enuncia algo. Está a dizer algo.

3. IMPLICATURAS, MÁXIMAS E TEORIA DA RELEVÂNCIA

3.1. IMPLICATURAS: É o significado implícito na comunicação. Pode ser conversacional ( generalizado ou particularizado) ou não conversacional. Cria-se uma implicatura quando o emissor viola abertamente uma categoria.

– Conversacionais

a) Impl. Conversacional generalizada: É possível erceber-se o significado sem conhecer bem o contexto. ex. Carlos vai jantar com uma mulher. Entende-se que essa mulher nom é da família nem tem muita proximidade.

b) Impl. Conversacional particularizada: Dependem diretamente contexto.

– Não conversacionais

São regidas por uma natureza estética, social ou moral. Ex. Aquelas regidas por um princípio de cortesia. Poderias passar-me o livro?.

3.2. MÁXIMAS

Existem, no princípio de cooperação, quatro categorias. Elas buscam cumprir o propósito que se persegue ao iniciar um ato comunicativo. Cada categoria deve cumprir uma série de máximas (requerimentos).

1.Categoria de Quantidade 2. de Qualidade 3. Relação 4. de Modalidade.

a) Quantidade: Máxima – dar toda a cantidade de dados necessária para transmitir a informação desejada. Não dar dados de menos nem de mais.

b) Qualidade: Máxima – Não dizer algo que se creia falso ou do que não se tenham provas suficientes.

c) Relação: Máxima – dizer coisas relevantes, que tem a ver com o tema do que se está a falar.

d) Modalidade: Máxima – Fazer com que a conversa seja suficientemente informativa mas não em demasia.

As máximas podem ser violadas encobertamente ou abertamente.

3.3. TEORIA DA RELEVÂNCIA

Segundo o Grice é a distância existente entre o que dizemos e o que queremos dizer. Existe uma hierarquia segundo o relevante que sejam quanto à informação que se quere transmitir. Trata-se de prescindir do que não é necessário. A relevância depende do contexto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: