Pró-Licenciatura em humanidades


Literatura Francesa

 

Ano 2009/2010

Com

Correio-e:

 

LITERATURA CORTESANA

 

  É uma distracção prórpia da nobreça, uma literatura própria das cortes. O trobador está disposto a superar uma série de provas para ser recompensado com um “Dom de graça” que é chegar a fazer real um amor platónico. Estas provas que o trovador tem a superar são impostas pela doncela a quem ama, chamada de “minha senhor”.

  Habitualmente o trovador aspira ao amor de uma mulher casada porque era bem mais difícil de conquistar. É um triângulo amoroso no que está o marido, que investiga à sua mulher), a amada e o trovador.

  A literatura Cortesana nasceu na Provença mas chegou a influenciar muito ao norte, dando lugar a poetas como a poetisa Maria de França. Esta literatura nasce no século XII, época na que convive a épica e a lírica. Foi o escritor norte-francês Inventein de Troyes quem misturou características de ambos géneros com um amante que supera façanhas militares para conquistar o coração da sua amada.

A literatura Cortesania conheceu três vertentes: 

Antiga – Bretona – Meridional

Antiga – No XII muitos frades e alguns clérigos conservam o conhecimento da língua e a cultura latina da época do Império Romano. Eles traduziam livros escritos em latim amossando predilecção por aquelas obras ou fragmentos delas que tratavam temas amorosos, pois na época os clérigos podiam contrair matrimónio. Traduziam o livro quarto da Eneida, as obras de Ovídio como o livro A arte de amar, etc.. Eram obras que concediam importância à intimidade das donzelas como a roupa que usavam, os perfumes ou as suas alfaias.

Bretona – Os bretões do sul das ilhas fugiram à Harmórica ao serem invadidos pelos saxões. Assim que os mitos célticos das ilhas influiram a literatura Cortesania da Bretanha Armórica. Tivo grande peso a temática artúrica dos Países celtas. Também se intercalam histórias relacionadas com este mito. Por outra parte está o mito de Tristão e Isolda escrito por uma parte por Thomas e outra por Béroul.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: